Toques Reconhecidos

Toques

  • Angola: Durante uma roda de capoeira o toque de Angola normalmente é executado com poucas variações pelo berimbau Gunga (ou berra-boi), enquanto o berimbau Médioexecuta o São Bento Pequeno e o berimbau Viola segue o Gunga com um toque de Angola mais variado e criativo. O toque comanda um jogo mais lento e estratégico, onde o maior objetivo do capoeirista é enganar o adversário para poder lançar um contra-ataque. O jogo de angola é estratégico e malandro que sem medo no jogo pode até machucar o adversário.


  • São Bento Pequeno de Angola: Cadenciado e lento, ele é executado com duas batidas apenas com o apoio do dobrão sobre o aço, seguida rapidamente de uma terceira batida marcada pelo dobrão, uma batida no aço solto e um balanço do caxixi.


  • São Bento Grande de Angola: É um toque de capoeira utilizado no jogo de Angola.

    São Bento Grande de Angola seria o mesmo que a capoeiragem do tempo dos escravos, apenas assim denominada e talvez com algumas modificações. Capoeira de Angola, como também é conhecida, é um jogo onde predominam rasteiras e cabeçadas.


  • Santa Maria: O toque de Santa Maria também é usado para o jogo de apanhar um objeto com a boca (dinheiro, caxixi, lenço, entre outros). Na Capoeira de Angola também é conhecido como "apanha a laranja no chão tico-tico".


  • Idalina: é um ritmo de berimbau usado na capoeira (segundo a edição nº 03, ano I, da Revista Praticando Capoeira), utilizado para jogo de navalhas.

    Esse toque dita também um jogo competitivo, pois é um toque muito semelhante com o São Bento Grande da Capoeira Regional.


  • Samba de Roda: Este ritmo vem dos tradicionais Sambas de Roda da Bahia e é talvez o mais antigo dos toques listados. É usado como uma variação de toque para a viola berimbau, assim como para uma celebração pós-roda.


  • Regional: Este ritmo é muitas vezes chamado de "São Bento Grande de Regional" ou simplesmente "Regional". Mestre Bimba criou esse ritmo rápido e explosivo, e é o toque "básico" das verdadeiras Rodas Regionais.


  • Cavalaria: Originalmente usado para alertar os jogadores de que a polícia estava chegando, e utilizado nas academias de regional para alertar quando chegava alguém que era desconhecido acompanhando o toque de regional, e quando acontecia o contrário e a pessoa era conhecida, se tocava a amazonas.


  • Iúna: Um ritmo no berimbau. Bimba disse que isso era uma imitação da canção do pássaro Iuna - do homem chamando e da fêmea respondendo. Um jogo de ritmo moderado e gracioso, é jogado tradicionalmente por "formados" no final da roda. Lances (baloes), em que os parceiros jogam uns aos outros e devem pousar em pé, são inseridos no jogo.


  • Banguela: Banguela é um ritmo lento criado por Mestre Bimba. É um jogo de floreios, não no sentido de acrobacias como nas rodas de Capoeira Contemporânea, mas no sentido de que ambos os jogadores se ajudam na criação de um jogo bonito e fluente que demonstra suas habilidades. Ele tende a ser tocado próximo e baixo ao solo, já que o ritmo é lento. Foi apelidado de "o jogo dos desdentados".


  • Amazonas: Toque utilizado no rítio da regional para alertar os alunos que tinha uma pessoa chegando, e que a mesma era uma pessoa conhecida, amiga. Quando era ao contrário, se utilizava a cavalaria.


  • Benguela: Toque criado por Mestre Camisa, similar ao toque de banguela, mas com algumas características diferentes da banguela.


  • Jogo de Dentro: Toque utilizado para um jugo mais agressivo.

Curiosidades

A formação da bateria (conjunto de instrumentos) consiste em (olhando de frente a bateria), da direita para esquerda, o Atabaque, Berimbau Gunga, Berimbau médio, Berimbau viola, Pandeiro, Ago go, Reco reco e Pandeiro.

Vídeo demonstrativo dos toques.


© 2016 The Crosshairs / Nenhuma guitarra foi quebrada na construção deste site.
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora